Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

59

Como configurar o ps2 ¨CHIP MATRIX INFINITY¨, para jogar jogos de ps1 e assistir filmes


Comandos usados no menu do Chip
(Triângulo) e (Círculo) para acessar o Menu;

Cima / Baixo (botões do D-Pad): Para selecionar as opções do Menu;

( X ) Para alterar a opção selecionada;

START: Para salvar as configurações.



Para acessar o Menu do Chip

Durante a inicialização (quando liga o console ou depois de um Reset) mantenha pressionado (Triangulo) e (Bolinha) no controle 1. A tela do Menu irá aparecer:


COMO DEVE FICA PARA QUE OS JOGOS DE PS1 FUNCIONE



COMO ASSISTIR FILMES:

Quando aparecer MATRIX pressione START, 


ate aparece DISABLED



Depois so reiniciar o PS2


Opções do Menu : Descrição e funcionalidades


PS2 SCREEN FIX (OFF / COLOR / NTSC / PAL / PAL60 / VGA)

Aqui definimos as opções de conversão de sistema de cores. É possível rodar jogos PAL (Europeus) em consoles com sistema NTSC (Americanos e Japoneses, por exemplo) e vice-versa. Se tiverem dúvidas acerca dos diversos sistemas de cores e suas relações com os jogos/consoles, aconselho a leitura da FAQ da comunidade:

OFF - Desabilita a função. Não será feita nenhuma conversão, o sistema de cor permanecerá o original do console;

COLOR - Essa opção irá habilitar o coversor de cores para operar no padrão do sistema do console. Exemplo: Se o console for americano, asiático ou japonês (padrão NTSC), todos os jogos irão ser convertidos para o sistema NTSC. Se o console for Europeu (padrão PAL), todos os jogos irão ser convertidos em PAL. Devido ao fato de a maioria dos consoles usados aqui no Brasil serem NTSC, essa é a opção considerada padrão, bastando a TV ter o sistema de seleção automático de cores ou pelo menos o padrão NTSC;

PAL - Converte os jogos para o padrão PAL (Europeu);

NTSC - Converte os jogos para o padrão NTSC

PAL60 - Essa opção faz o mesmo que a função NTSC faz, tem como objetivo melhorar o sincronismo em alguns jogos do padrão PAL, exibindo a imagem em 60 Hertz. É necessário ajustar também o Y-FIX (explicações mais abaixo);

VGA - Essa opção ativa o modo VGA padrão 640x480, para ser utilizada em monitores. É necessário um cabo especial VGA compatível e um monitor também compatível. Se selecionarmos essa opção e em seguida pressionarmos START para salvar a configuração, a seguinte tela será exibida:

Se apertar (Bolinha) , confirmará a escolha; apertando qualquer outro botão, irá cancelar.

CUIDADO! Só ative essa opção se for para utilizar um monitor com o respectivo cabo adaptador especial, se estiver usando uma TV, ficará sem imagem, e a restauração deverá ser feita "às cegas";


Y SCREEN FIX (OFF / AUTO / -20 a +20)

Essa opção permite ajustar o posicionamento da tela quando rodamos um jogo (geralmente em PAL) e este se apresenta com a imagem cortada. Só é liberada quando o PS2 SCREEN FIX está em PAL, NTSC ou PAL60:

OFF : Desabilita a função;

AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:

-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixos e valores negativos movem a tela pra cima;


PSX SCREEN FIX ( ON / OFF )

Ajusta as cores no modo PS1, permitindo rodar jogos PS1 com cor;

PSX MULTI DISK ( ON / OFF )

Habilitando esta opção, é possível rodar aqueles jogos de PS1 com mais de 1 CD, permitindo a troca de discos em execução

MC16 PATCH ( ON / OFF)

Função que pode ser considerada obsoleta, serve para utilizar um Memory Card "alternativo" de 16 MB sem a necessidade de um disco de boot (que era antes necessário nesse tipo de MC);

ATAD AUTO PATCH ( ON / OFF )

Essa opção é para instalar o Browser 2.0 (Software de gerenciamento de HD, pouco utilizado atualmente) em um HD (Disco Rígido) que não seja Sony;

MACROVISION FIX ( ON / OFF )

Opção que remove a proteção anti-cópia Macrovision em DVD's que possuem essa proteção;

GREEN FIX ( ON / OFF )

Função que tem como objetivo corrigir a cor verde em alguns DVD's quando é utilizado uma conexão RGB (mais comum em TV's européias);

DVD REGION ( 1 a 8 )

Opção que permite definir o código regional de DVD-Vídeo usado no PS2. Aqui no Brasil, o código da região é a 4;

DVD9 DL SUPPORT ( ON / OFF )

Permite rodar jogos alternativos (piratas) gravados em dupla camada (Dual Layer/DVD9), ou seja, os discos com mais de 4.7 Gb;

BOOT MODE ( AUTO / FAST / INFMAN / DEV1 / DEV2 / DVDV )

Aqui é possível definir várias alternativas de boot (inicialização) do PS2:

AUTO: Esta é a opção padrão, é o modo de boot automático, permite que sejam automaticamente executados quaisquer tipos de jogos em PS2 ou PS1, DVD's de vídeo ou CD's de música (em formatos compatíveis com o PS2, claro), originais ou cópias. Esse modo também pode ser ativado apertando (X) durante o boot, caso outra opção de boot esteja definida;
FAST: Ativa o modo Fast-Boot: faz os jogos serem executados mais rapidamente, pulando a introdução do console (Tela dos elétrons, Browser), e a inscrição "Playstation2", carregando o jogo diretamente. Essa função também pode ser ativada pressionando o botão SELECT no controle 1 durante o boot, caso esse modo não esteja previamente definido;

INFMAN: Ativa o modo Infinity Manager: IM é um pequeno software que pode ser instalado no Memory Card, disponível no site do Matrix que é uma espécie de gerenciador de arquivos; é bem delimitado comparado ao UlaunchElf por exemplo. Essa função também pode ser ativada apertando (Triangulo) durante o boot;

DEV1: Ativa o modo Dev.olution 1: carrega automaticamente um arquivo nomeado BOOT.ELF (assim, em maiúsculas) instalado previamente no diretório BOOT\ (também em maiúsculas) do Memory Card; pode ser qualquer arquivo executável para PS2 (extensão .ELF), que esteja devidamente renomeado para BOOT.ELF, por exemplo, o UlaunchElf (Gerenciador de Arquivos), HD Loader (Software para HD), CodeBreaker, etc. Essa função também é ativada pressionando o botão R1 durante o boot, caso outro modo esteja ativado.

Também é possível definir mais dois caminhos de boot para o modo DEV1, basta nomear os arquivos Elf para BOOT2.ELF E BOOT3.ELF (sempre em maiúsculas) e colocando-os no diretório BOOT; então, pressione R2 ou L2 respectivamente, durante o boot. Exemplo: pode iniciar com o UlaunchElf para BOOT (apertando R1), HD Loader para BOOT1 (Apertando R2) e Codebreaker para BOOT2 (apertando L2). Isso é apenas um exemplo, considere também o espaço consumido no MC com aplicativos nele instalados.

DEV2 : Ativa o modo Dev.olution 2: carrega um arquivo ELF boot.elf ( assim, em minúsculas) dentro da partição "__boot" no HD, caso tenha algum instalado; também é possível ativar esse modo pressionando o botão L1 durante o boot;

DVDV : Ativa como padrão o modo forçado para DVD-Video. Esse modo também pode ser ativado pressionando (Bolinha) durante o boot;

PAD DETECT TIME ( 2 a 10 )

Define o tempo em segundos que o chip vai esperar para que algum comando seja acionado no controle 1 durante o boot;

BOOT LOGO ( ON / OFF )

Habilita e desabilita o Logo do Matrix, conforme vemos Abaixo:


PARA SALVAR AS CONFIGURAÇÕES

Para que as alterações façam efeito, é necessário salvar as configurações, apertando START. Feito isso, a tela abaixo será exibida:



COMANDOS DE OPERAÇÃO DO CHIP MATRIX INFINITY


Obs.: Todos os comandos devem ser feitos no Controle 1:

Inicialização rápida de jogos PS2:

Durante o boot, pressione SELECT. A apresentação inicial do console (tela de elétrons e Browser) e a inscrição "Playstation2" serão suprimidas;

Inicialização rápida de DVD/PS1:

Durante o boot, pressione (Bolinha) ;

Forçando o Modo Automático de boot;

Útil quando definimos por padrão algum outro modo de boot que não seja o AUTO, cancelando quaisquer outros: pressione (X) durante o boot;


Iniciando aplicativos a partir do Memory Card:

Pressione (Triangulo) para iniciar o Infinity Manager, caso esteja instalado no MC;

Ou:

R1 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT.ELF"
R2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT2.ELF"
L2 : para carregar "mc0:BOOT/BOOT3.ELF"

Iniciando aplicativos a partir do HD:

Pressione R1 para iniciar algum aplicativo do HD, será carregado um executável Elf na partição "__boot" nomeado como "boot.elf" ;

Desligando o Chip:

O chip Matrix infinity pode ser desligado, sendo assim possível jogar On-Line com jogos originais, sem que o chip seja detectado. Pressione START durante o boot e em seguida a palavra "DISABLED" aparecerá na tela;

Religando o Chip:

Desligue o console a partir da chave geral (nos 5000x e anteriores) ou desconecte o plug da fonte de alimentação (7000x em diante)


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Todas as informações aqui descritas foram obtidas nos sites oficiais do Matrix Team, em alguns fóruns da Net e a partir de experiências próprias. O conteúdo deste tutorial poderá ser alterado caso seja necessário, em futuras novas versões de Firmware por exemplo. Mudanças nas configurações feitas em um chip Matrix Infinity Original são totalmente seguras. Porém, para usuários de chips clones do Matrix que queiram tentar alterar suas configurações, não nos responsabilizamos por quaisquer danos que possam ocorrer em seus chips.


59 comentários:

ivanjustin08 disse...

Cara!! O meu ps2 é o Matrix Infinity 2.0, fiz todos os procedimentos e não funciona nenhum game baixado
do ps1!! O que eu devo fazer?? Eu quero jogar Metal Gear Solid!! Abraço!!! Ivan.

Unknown disse...

ae mano, o meu ps2 e Matrix infinity 1.93, e ja ta tudo on na configuração, o que eu posso fazer para pegar jogos de ps1?

Anônimo disse...

Fala ai maninho,amigo eu habilitei o pra assisitir filmes ele funcionou só que agora ele n quer pegar os jogos oq eu faço para pegar os jogos novamente?

Anônimo disse...

vale lembrar que os chips destravadores que foram feitos acima da versão 1.93 são falsos,as unicas são 1.75 e 1.93.abraço

Unknown disse...

eai. eu entrei nessas comfiguraçoes sem querer porque eu tava arrumando meu controle e entao eu nao mexi em nada só apertei start e depois desliguei meu play paro de funciona e ele liga mais nn da nada nem playstation nem matrix
TEM COMO ME AJUDAR?

Unknown disse...

Cara problemas no chip V2.0, a configuração inicial dele é mesma do que a que vc apresenta no paint do chip V1.99? pois não consigo jogar nenhum jogo depois desta configuração feita, se tiver como me ajudar ai ja agradeço irmão..

Unknown disse...

troquei o chip infint 1.93 de desbloqueio e mesmo assim não roda jogo nenhum aparece na tela que tem que ser um jogo compativel com play play2

Mandy disse...


nao funciona aqui cara ,coloquei tudo ON e nao pegou. coloquei tudo OFF e nao pegou, gravei o jogo na velocidade minima e nao pegou , gravei na velocidade maxima e nao pegou , ja liguei o ps2 pressionando a bolinha e nao pegou , alterei a velocidade do disco de normal para fast e tb nao pegou , o que fazer?
OBS: ps2 com chip matrix v1.93, roda filme e cd de musica de boa 

Unknown disse...

Pra galera que fez o esquema pra assistir DVD no Play2 e não esta conseguindo jogar os jogos depois, comigo aconteceu o seguinte, quando você liga o Play segurando Start ele desabilita o Chip Matrix, pra habilitar novamente, retire o cabo de alimentação de energia do seu Play, espere 5 segundos e ligue novamente, comigo funcionou.

Unknown disse...

Eu mudo a opção que preciso para NTSC e o Y screen fix para -15 mas quando eu reinicio o ps2 ela volta ao que estava antes. Qual pode ser o problema?

Unknown disse...

To com um problema toda vez que LIGO o ps2 ele liga mais vai pra essa tela mostrada aperto start e pede pra reiniciar eu reinicio e aparece na mesma tela oque Fasso?

Unknown disse...

jonathane so vc apertar o botao liga/desliga e segurar ate ele desligar ai sim vc salva as configurações blz!!!! flww.........

Unknown disse...

Nao estou conseguindo roda games colorido no ps2, o matrix nao quer salva o modo pal,so fica no color ,ja fiz de tudo um pouco . E Nada,,,

Unknown disse...

Como configura o ps2 v2.88

K-Nela 8-D disse...

Pessoal, caso seu chip Matrix não salve é porque ele é pirata...incrível isso mas é verdade. Todos meus amigos tiveram esse problema. Por sorte o meu veio original, fiz numa loja aqui de Contagem/MG

Unknown disse...

Amigo tenho um ps2 de serie 900001, onde o mesmo quando ligo segurando o r1 ele nao vai para a tela do boot, o que deve ser?

Unknown disse...

Amigo tenho um ps2 de serie 900001, onde o mesmo quando ligo segurando o r1 ele nao vai para a tela do boot, o que deve ser?

Unknown disse...

Basta liga seu ps2 segurando bola e triangulo ao mesmo tempo ai vai em boot mode e muda para auto ou coloca dev 1 pra fazer boot automatico ai depois aperta start ai espera um pouco e reseta o ps2 pronto

Unknown disse...

Mano meu ps2 matrix v1.99 não tá rodando nenhum jogo,já tentei tudo e não consigo alguém dá um help ai.

Unknown disse...

Meu Ps2 matrix v2.0 não está rodando jogo, sempre aparece a tela de que terei que inserir um CD compatível com o aparelho. E as configurações estão corretas. O que pode ser?

Unknown disse...

alguns chips matriz nao sao originais por isso as configuracoes nao funcionarar,jogos de ps1 e a primeira confuracao.espero que tenha ajudado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Olímpio disse...

Mano,tira da tomada e põe novamente q volta ao normal

Olímpio disse...

Aconteceu o msm cmg

Unknown disse...

Veio eu fui fazer isso air, meu ps2 nn ta pegando mais o que eu devo fazer? Nn ta aparecendo nada.

Unknown disse...

Meu PS2 matrix 2.00 não roda nenhum cd ou dvd que faça. Temo como me ajudar?

Unknown disse...

antes ele chegou funcionar. Rodei jogo no HD externo, mas meu filho deletou arquivos do memory card e agora não copiar de voltar para rodar os jogos.

Unknown disse...

Faço cd ou dvd com ulaunchelf pra dar boot e nada acontece.

Unknown disse...

Segura o bola quando der reset vai funcionar os jogos de ps1

Unknown disse...

alguém me ajudaaa.desabilitei tudo sem querer agora a tela fica toda preta quando ligo e não sai disso pfv alguém me ajuda please!!!

Unknown disse...

Eu tô querendo jogar pelo pendrive no ps2 matrix mais não sei se ele aceita sem ternque e
Instalar os programas

Unknown disse...

Eu tô querendo jogar pelo pendrive no ps2 matrix mais não sei se ele aceita sem ternque e
Instalar os programas alguém pra me esplicar

Unknown disse...

Hoje em dia não vende mais chip matrix original só pirata o que vocês podem fazer é comprar no AliExpress o modbo 5.0 que é o clone fiel do matrix até salva as configurações tenho ele num tijolão com hd e mais uma coisa os últimos ps2 slim com fonte embutida não roda ps1 pois a sony removeu o hardware Responsável por isso nesse caso adquirir um ps1 ou um ps2 mais antigo.

Unknown disse...

Se eu não me engano tem um programa pra copiar o jogo no pendrive e teria que instalar um programa sim o openps2 loader pode instalar ele no memory card se seu video game está funcionando o leitor ta fácil mas recomendo rodar jogos apartir de um hd externo por causa da taxa de transferência o pendrive é meio lerdo pra alguns jogos sem contar que judia muito do pendrive.

Unknown disse...

O meu ps2 serie 9000 nunca leu ps1 mas apos acessar o chip dele (Matrix 1.99) e deixar todas as opcoes relativas ao ps1 em ON e salvar e claro, tentei rodar normal e nada assim so apertei o reset dele e segurei bolinha e funcionou!!! tentem ai pessoal!!! eu sempre achei que ele nao rodava mesmo e agora vou reviver o ps1!!!!

Unknown disse...

cara,meu matrix não que r aparecer,o que faço?

Unknown disse...

Ativei o VGA sem querer o que fazer agora

Unknown disse...

liga o ps2 segurando bolinha e triangulo, coloque pro lado, aperta start conte 10 segundos e reset o ps2, ou seja mude a opção de video as segas !! :)

Unknown disse...

Meu ps2 e versão 1.54. Como olhar filme??

Ommanbeeck disse...

Meu ps2 é versão 1.54 roda codebreak?

Ommanbeeck disse...

Meu Playstation 2 é versão 1.54

Roda codebreak

Ommanbeeck disse...

Meu Playstation 2 SLIM é versão 1.54

Roda codebreak

Unknown disse...

Quando vou nas configurações do chip matrix em vez de ta tudo la so tá settings saved press reset,como resolvo isso?

Unknown disse...

Quando vou nas configurações do chip matrix em vez de ta tudo la so tá settings saved press reset,como resolvo isso?

Gabriel disse...

Quando aperto start ele trava ai eu reinicio e ta tudo igual antes

Unknown disse...

Eu quero joga no Ps2 com pen drive e não to conseguido mim ajuda alguém ai.
Eu tento muda a configuração para Dev 1 ai quando a perto star perde pra da um reset. Mais quando faco isso nas configuração não muda nada.

Unknown disse...

Ronaldo Santos disse...
Eu quero joga no Ps2 com pen drive e não to conseguido mim ajuda alguém ai.
Eu tento muda a configuração para Dev 1 ai quando a perto star perde pra da um reset. Mais quando faco isso nas configuração não muda nada

Cara seu chip é clone, mas vc consegue jogar se fizer tudo certinho para dar boot pelo MC basta precionar R1 no controle quando ligar o console ps2

Anônimo disse...

Alguém poderia me ajudar meu PS2 ele lê o jogo mais quando entra no jogo para pressionar start pra começar o controle não funciona de jeito nenhum tem alguma configuração pra isso ?

joão gabriel disse...

Meu chip Matrix 1.91 não salva as configurações e nem roda jogos, cds ou dvds piratas. O ulaunchelf e o opl não funcionam mais nele. O meu PS2 Slim é da série 7000.

Unknown disse...

meu play2 nao apareci a tela matrix

Unknown disse...

o meu ps2 esta com o boot logo off como colocar on?

Unknown disse...

Bom dia. eu entrei nas comfigurações e alterei o sistema de cor de "color" para "ntsc" eu apertei start e depois desliguei meu play paro de funciona e ele liga mais não da nada nem playstation nem matrix, versão do matrix infinity 1.99
TEM COMO ME AJUDAR?

Unknown disse...

Segula o bola k entra no meu é assim

Abel Fernando disse...

Meu... O que que faço a minha console não está a reconhecer o cmdo 1 ... Isso começou quando tentei salvar um arquivo no memory card e deu erro ..e desliguei a fonte de alimentação e quando voltei a ligar começou o problema... Será que tem alguém que pode me ajudar...?

Anônimo disse...

Vou perguntar por aqui pq não encontrei a aba de publicação. Eu tenho um ps2 e quando ligo não aparece o nome matrix, no lugar aparece PlayStation 2. Comprei um jogo onde é preciso escolher o formato NTSC ou PAL mas não são dessa tela, os controles estão ok o game também pega outros jogos mas apenas esse precisa escolher uma opção e eu aperto e não prossegue para o jogo. Alguém pode me dar uma dica ?

Unknown disse...

Eu tenho um PS2 SCPH 90006 destravado com matrix 1.93 e pra jogar games de PS1 eu ligo ele apertando duas vezes bem rápido o botao ON/OFF. Tenta varias vezes que uma hora da certo

Rodrigo disse...

Tem modelos de PS 2 que não tem chip pra rodar jogos de PS 1 esse é o problema só PS 2 com chip original roda jogo de PS 1

Unknown disse...

Esse chip÷ pirata

Leoap disse...

MANO ALGUEM ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS, Tenho um ps2 fat slim, ao ligar o console foi direto pro menu Matrix(pelo fato do meu controle estar com problemas), daí apertei start e reiniciei o game como pedido, ao reiniciar o console só tá dando tela vermelha, não ta reconhecendo disco nem paralelo, nem original, e depois do ocorrido ao ligar o console fica em tela preta, somente ao dar reset que ele liga normal, por esses fatos tanbem não ta mais abrindo o OPL, o que fazer? A versão do menu do Matrix é original, o menu é brando e não azul, não sei a versão desse Matrix!